Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Cancro nos gatos brancos - alerta

Sou um membro desnaturado que raramente participa, mas hoje não podia deixar de o fazer.

Creio que muitos já sabem que os gatos brancos(e não só) são propensos a terem cancro de pele (carcinoma de células escamosas ).

Infelizmente tenho um exemplo em casa. 

Quando o Snoo veio morar connosco eu não tinha muita experiência com gatos, pois apesar de os haver no pátio da casa dos meus pais eles não entravam lá em casa. Os pais do Miguel sempre os tiveram, mas também se limitavam a dar-lhe comida e deixavam-nos a andar em liberdade. Portanto não tínhamos experiência nos cuidados com eles e desconhecíamos que os gatos brancos não deveriam andar ao sol.

A nossa casa tinha um pátio e um terreno enorme ao lado. Um dos passatempos preferidos dele era explorar o terreno. Escondia-se nas ervas, trepava os pinheiros, fazia corridas com a gata da vizinha (dizíamos que era a namorada) e caçava os pássaros mais distraídos. Além de adorar estar esparrameirado no pátio. Era um gato feliz.

Quando apareceu a primeira ferida numa orelha achámos que seria de alguma briga com outro gato. Nos 4 anos que estivemos naquela casa chegamos a leva-lo ao veterinário para ser castrado já que o maroto tinha uma tendência para urinar a roupa da vizinha que estava no estendal. Das vezes que o levamos o veterinário nunca me alertou para o cancro de pele que poderia ganhar. Nesses 4 anos a pequena ferida ia e vinha.

Acabámos por vender a casa e passámos para um apartamento. Deixou de ter pátio, mas tinha a varanda onde apanhava os banhos de sol. Passei a ir passeá-lo com trela, pois adorava comer as ervas. Bem, era mais ele que me passava, pois ia sempre à frente e era ele que decidia por onde ir e quando queria ir para casa. Não me recordo quanto tempo depois de termos mudado é que a ferida ficou maior e a sangrar. Fui pesquisar e fiquei em choque quando descobri a causa .

Nesse mesmo dia fomos ao veterinário. Como já estávamos à espera a única solução era amputar a orelha. No dia em que o deixei lá chorei baba e ranho, assim como foi doloroso vê-lo a passar pela recuperação. Asseguro que me custou mais vê-lo com cara de sofrimento do que quando paguei cerca de 150 euros na clínica.

Umas semanas mais tarde já estava o Snoo de sempre. Doido, brincalhão e amoroso. Passámos a ter cuidado com o sol e só ia para a varanda quando o sol já tinha ido embora. Chegámos a colocar-lhe protector solar, mas passava horas a retira-lo com as patas.

7 Anos depois e depois de todos os cuidados o cancro voltou. Se da primeira vez não hesitámos desta ficámos com duvidas. Tínhamos receio que outra cirurgia fosse demasiado para ele. Afinal já tinha sido anestesiado para ser castrado, para ser tratado de um acidente que teve e da amputação, além de estar velhote. Foi avaliado pela veterinária e achou que os riscos eram pequenos. Avançamos então para a cirurgia.

2 orelhas a menos, 237 euros gastos e 1 ano e 1 mês depois o cancro voltou novamente. 

Desta vez no nariz. 

Não sei o que fazer...

Aproveito para alertar quem tem gatos, especialmente brancos.

-Habituem-nos dentro de casa e à sombra. É chato não deixar o sol entrar pela casa, mas mais vale isso do que os vosso bichanos passarem pelo que o meu passou e está a passar.

-Coloquem protector solar nas orelhitas e nariz.

 

AAAA0010.JPG

Quando veio para nossa casa

 

CIMG0068.JPG

4 anos depois

 

28515_1183868935498_8232518_n[2].jpg

Com a mana e com a primeira orelha ferida

 

1473028_10200189908229029_1457383123_n[1].jpg

Sem a primeira orelhita

 

11069952_10202854484721776_6272628038980560657_n[1

Quando regressou a cada depois da 2ª cirurgia

 

SAM_2920.JPG

Sem as 2 orelhas, mas lindo na mesma

 

 

 

  • Blogs Portugal

  • BP

  • 3 comentários

    Comentar post