Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

O ciclo de vida dos gatos

Já por uma ou duas vezes que dei pelo meu gato a atrapalhar-se quando tentava subir para cima do parapeito da janela. Não sei se foi porque lhe tinha cortado as unhas á pouco tempo ou se estaria o parapeito escorregadio, ou ainda, se estaria ele a perder o equilíbrio.

 

Na tentativa de melhor o entender, fiz uma pequena pesquisa, e dela descobri que o ciclo da vida de um gato se divide em quatro fases, que são:

Gatos bebés – faixa etária compreendida entre os  6 e 11 meses;

imagem561.jpg

Gatos adultos – gatos entre  1 a 7 anos de idade;

decorada.jpg

Gatos idosos – entre 8 a 12 anos;

Gatos geriátricos – após os 12 anos.

gatogeriatrico.jpg

 

E assim sendo, o Riscas ainda está na segunda fase, e por isso, acho que ainda não me devo preocupar com isso, certamente foi apenas um caso pontual. Do que li sobre os sinais de que um gato está a envelhecer, o meu gato, não se enquadra nesses mesmos sinais, pois ele continua ativo, continua a correr, a saltar e a brincar…

 

Confesso que fiquei um pouco triste com o que li sobre o envelhecer de um gato. Eles dormem mais, pois estão a colocar o sono em dia, durante a noite vão muitas vezes ao WC, começam a ficar mais gordinhos porque gastam menos calorias. E lá está, é nesta altura que eles têm mais dificuldade em subir para cima de camas, sofás, parapeitos de janelas...

 

Vão ter menos apetite, o que pode trazer problemas no sistema digestivo e nos dentes. Vão inclusive, perder os dentes, para além de outras doenças que tendem a aparecer nesta fase. Bebem menos água e ficam mais dependentes dos donos. Até a memória, a visão, a capacidade de aprender coisas novas, tudo isso se vai perder.

 

É muito triste envelhecer, até em gatos, não tinha noção que era assim tão mau. Felizmente, tal como para os humanos há conselhos e cuidados a ter para que essa fase, seja o menos dolorosa possível.

 

A vida deles é muito curta, num momento ainda são bebés e num ápice já são velhotes. Deve ser por falta de cuidados que os gatos de rua têm um ciclo de vida mais curto que os de casa, aqueles que têm todo o carinho e cuidado dos seus donos.

 

Aqui no clube haverá algum gatinho idoso ou mesmo geriátrico!? Como é que ele está?

2 comentários

Comentar post