Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Poste de arranhar: como usar?

Toda a gente sabe que os gatos precisam de arranhar para manter as unhas saudáveis. Infelizmente costumam escolher maus sitios para o fazerem: os tapetes, as cortinas, os sofas...

Mesmo quando lhes compramos um arranhador tão bonito eles insistem em destruir-nos a casa. Mas o que podemos fazer para os convencer a usar o arranhador?

Comprar o arranhador

O primeiro passo é comprar o arranhador certo. Existem vários tipos que podem escolher, deixo-vos aqui algumas opções:

1. Arranhador em sisal

 

2. Arranhador em alcatifa

 

 

3. Arranhador em papel

 

 

Para além de escolher o material do arranhador (que influencia a sua durabilidade), a caracteristica mais importante é o seu tamanho. O gato gosta de se espreguiçar e esticar ao máximo enquanto arranha. Isto implica que o arranhador tenha uma altura superior ao comprimento do gato.

 

Assim arranhadores como o seguinte não será tão atractivo para o bichano porque não se consegue esticar:

 

 

Onde colocar o arranhador?

O segundo erro mais frequente é colocar o arranhador num canto da casa. O arranhar para além de contribuir para a saúde das unhas é uma forma de marcação de território. 

Logo um arranhador num ponto estratégico da casa, um local movimentado e central, vai estimular o gato a usá-lo.

 

Como treinar o gato a usar o arranhador?

Seguindo os conselhos anteriores já estimulará o gato a experimentar o poste de arranhar. Quando o utilizar deverá ser recompensado. Os locais a não ser arranhados, como sofas, poderão ser temporariamente cobertos em materiais que os gatos não gostam: papel de aluminio, toalhas húmidas ou fita-cola de dupla face.

 

Resumindo, o poste de arranhar até pode ser feito em casa juntando-se cartões ou utilizando um poste de madeira, sisal e cola. O que interessa é o seu tamanho e o local onde é colocado.

Espero que ajude os vossos bichanos a utilizar mais o arranhador. Se quiserem ler mais sobre arranhadores e como cuidar das unhas do gato podem ler aqui. Boa sorte a todos os donos :)

 

  • Blogs Portugal

  • 2 comentários

    Comentar post