Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

A importância dos arranhadores para gatos

 

 

Ainda na nossa primeira ida ao veterinário com a Becas, a veterinária aconselhou-nos a arranjar um arranhador, de preferência, horizontal.

Com a Tica nunca tivemos nenhum. O arranhador dela era o sofá, as caixas de cartão, os tapetes, os jornais!

 

 

Mas, afinal, qual é a importância dos arranhadores para os gatos?

 

1 - Afiar as unhas

Para além de servir de brincadeira para os gatos, sobretudo para os mais pequenitos, o arranhador serve também para que eles desenvolvam os seus instintos, entre os quais, o de afiar as unhas.

Como as suas unhas nunca param de crescer, e unhas grandes são um incómodo para os gatos, é importante que, periodicamente, eles as vão desgastando, e retirando as camadas superficiais, para renovação das suas superfícies.

 

 

 

2 - Demarcar território

Por outro lado, os arranhadores permitem-lhes demarcar o seu território, outro dos seus instintos. Essa demarcação é conseguida através das glândulas odoríferas que possuem nas patas. Assim, sempre que arranham alguma coisa, deixam o seu cheiro.

 

3 - Alongamento e Relaxamento

Os arranhadores proporcionam ainda, através do acto de arranhar um relaxante alongamento para os músculos e tendões dos gatos.

 

4 - Chamar a atenção

No caso dos gatos domésticos, o ato de arranhar provém da necessidade de chamar a atenção dos donos, principalmente os que passam muito tempo sozinhos .

 

 

A Utilidade dos Arranhadores

Desta forma, e para evitar que os gatos utilizem móveis e sofás, ou outros, para todas estas funções e desenvolvimento dos seus instintos, foram criados os arranhadores para gatos, já que lhes permitem exercitar enquanto brincam, sem causar danos aos móveis e objetos domésticos, e não há lugar à repressão dos seus instintos naturais, que poderia levar a que os gatos se tornem animais desequilibrados, reprimidos e agressivos.

 

 

 

O que ter em conta na hora de escolher um arranhador

Existem várias opções de arranhadores no mercado, com vários tamanhos, cores e materiais diferentes.

O mais importante é que o gato goste do arranhador e se sinta atraído por ele, pelo que devemos ir observando o nosso gato para tentar perceber o que mais lhe chama a atenção e como arranha, normalmente, aquilo que apanha pela frente, já que alguns gatos preferem arranhar na horizontal e outros na vertical, e enquanto que uns preferem materiais mais rústicos, outros optam pelos mais macios.

 

 

arranhador-2.jpg

 

Como estimular os gatos a utilizar o arranhador?

Da mesma forma que para muitos outros comportamentos - incentivando com elogios e recompensas, de forma a quebrar a resistência que eles possam ter inicialmente.

12 comentários

Comentar post