A vida secreta da Gata Borralheira
Esta foi uma das histórias recebidas para o passatempo "A Vida Secreta dos Nossos Animais":
"Lembram-se da história da gata borralheira? Pois ela tem uma razão de ser! E eu vou-vos contar:
Todos os dias o meu dono sai para o trabalho, e deixa-me deitada na sua cama. Ele acha que é lá que passo boa parte da manhã, até ele chegar ao almoço. Mas engana-se!
Gosto de explorar a casa, e um dos meus esconderijos, ninguém sequer desconfia, é o fogão! Sim, o fogão. Mais precisamente, uma gaveta que o fogão tem por baixo do forno.
Uma vez quase fui apanhada! Mas ele apenas me viu a sair da parte de trás do fogão, e achou que eu andava apenas a passar por detrás dele. Não desconfia que eu conheço uma entrada secreta, que me permite enfiar dentro da gaveta, e passar lá um bom tempo.
É tão raro o meu dono utilizá-la, que acho que nem se lembra que por lá tem umas quantas frigideiras e um velho grelhador.
O problema, é que há por lá muito pó também, e teias de aranha, e algumas cinzas do tal grelhador, e saio de lá um pouco mascarrada. Foi por isso que me pus esta alcunha de gata borralheira!
Claro que, algum tempo antes de o meu dono chegar, faço uma limpeza prolongada e meticulosa, até ficar novamente limpinha, e pronta para receber o meu dono, com aquele ar de quem se portou lindamente, e passou uma manhã tranquila e enfadonha!"