Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

 Árvore de Natal à Prova de Gatos

 

Já foi aqui falado várias vezes da atração que a árvore de natal e os seus enfeites exercem sobre a maioria dos gatos. Por isso, aqui ficam algumas dicas de como montar uma árvore de natal "à prova de gatos":

 

1- A escolha da árvore é muito importante. As árvores naturais são mais perigosas que as artificiais, tanto pelos espinhos afiados que podem furar a pele, como pela toxicidade dos mesmos, e irritação que podem provocar quando mastigados.

 

2 - O tamanho também tem influência. Uma árvore pequena é mais segura do que uma árvore grande, pois é menos pesada e serão precisos menos objectos para a adornar. Se cair, não fará tantos estragos.

 

3 - No caso dos gatos mais pequenos, uma árvore de mesa é a escolha adequada. Enrolar papel de alumínio no tronco é outra das dicas para evitar que eles escalem a árvore, porque é um material que não gostam de arranhar.

 

4 - Escolher uma base forte e sólida para segurar a árvore é fundamental por questões de segurança. Também poderá tentar prender a árvore na parede. 

 

5 - Escolher o local certo também é importante. Deve haver espaço ao redor, e ficar longe de prateleiras ou mobílias que podem servir para ajudar o gato a chegar à árvore.

 

6 - Tente que o gato se ambiente com a árvore e deixe de querer brincar com ela, ainda antes de a decorar. O uso de um borrifador, no momento em que ele está a tentar saltar, pode ajudar, tal como dizer "não" nesse mesmo momento. 

 

7 - Pode também pulverizar a árvore com sprays próprios (cítricos, por exemplo) cujo odor repele os gatos.

8 - Tente manter o gato afastado de si e da árvore no momento da decoração da árvore ou, pelo menos, evite provocá-lo com os enfeites.  

 

9 - Escolha enfeites menos atraentes para o gato, com menos brilhos, que não balancem muito. Feltro, papel e decorações simples são a melhor escolha. Evite ouropel, fitas e outras peças compridas, neve artificial ou chocolates.

 

10 - Coloque os objectos mais delicados e perigosos no cimo da árvore, dando preferência aos dois terços superiores.

 

11 - Pendure os enfeites na árvore de forma segura, de modo que eles não desgarrem ou caiam. Se necessário, puxe e confira se estão bem presos.

 

12 - Cuidado com fios elétricos e lâmpadas, que devem estar apropriadamente escondidos. E desligue tudo quando não estiver ninguém em casa.



Se, apesar de todos estes passos, o seu gato ainda saltar ou tentar brincar com a árvore, aceite e deixe-o viver o Natal à sua maneira! Para os donos que se queixam que o seu gato é ao contrário dos outros, e não toca na árvore, é só ignorar todas estas medidas!

 

 

2 comentários

Comentar post