Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Coleira para Gatos: como colocar? É importante?

coleira-para-gato-8-.png

Grande parte dos gatos não gostam muito de usar coleira, isto porque sensíveis ao uso da mesma. Também por norma, não costumamos habitua-los desde pequenos e depois de adultos é mais difícil.

Apesar disso, é importante o gato usar coleira para a sua própria segurança, uma vez que a coleira ajuda a ter identificação e as coleiras desparasitantes são de ajuda na desparasitação. Por isso, surge a pergunta: como colocar a coleira no nosso gato?

6 Etapas para colocar a coleira no gato

1- Prepare a coleira: é necessário fazer o processo de modo simples e lento. Por isso, comece por pegar apenas na coleira, sem acessórios extra como sinos e placas identificadoras;

2- Abra e ajuste a fivela e a correia da coleira: pode fazer o ajuste na coleira por saber a medida do pescoço do seu gato ou por deixar a coleira aberta e ajusta-la apenas no pescoço do seu fofinho. A medida certa é haver espaço de um dedo entre a coleira e o pescoço do gatinho.

3- Ajude o seu gatinho a ficar bem disposto: ninguém gosta de fazer tarefas difíceis em dias difíceis. Os nossos felinos também passam por algo parecido, por isso se o gato estiver num dia dificil, talvez não seja a melhor altura para colocar a coleira. Faça atividades divertidas com ele, recompense-o com guloseimas e aguarde pelo momento em que ele estiver feliz e relaxado.

4- Permita que o gatinho observe a coleira: é importante perceber como é que o gato vai reagir à coleira antes de a colocarmos nele. Ao segurar a coleira existe duas hipoteses de reação, por norma, são ou o gato fica indiferente ou fica a fitar e a farejar a coleira.

A primeira reação é a melhor, porque sendo o gato indiferente à coleira pode prosseguir para a colocar. Se por outro lado, o gato ficar a fitar a coleira, fique atento e se observar que ele fica irrequieto ou ansioso, aguarde. É bom que o gato observe camamente a coleira para a poder colocar em segurança. Além disso, se o gato tentar arranhar ou brincar com a coleira, não a largue.

MUITO IMPORTANTE: o indicado é estar à frente do gato no momento de colocar a coleira, fazendo com calma e devagar para não deixar o seu felino desconfortável.

5- Feche a coleira: Qundo a coleira estiver na posição certa pode fechada. O gato pode reagir de modo natural e continuar a sua vida normalmente ou pode rebolar pelo chão na tentativa de se livrar da coleira. Se isso acontecer tente distraí-lo com guloseimas e elogios. Pode ser necessário remover a coleira durante algum tempo para o gato acalmar.

6- Coloque a coleira no gato por inetrvalos de tempo regulares: gradualmente aumente o tempo que o gato passa com a coleira para que ele se habitue. Quando sentir que ele já passa todo o tempo com a coleira sem problema, é a altura certa para colocer a placa de identificação ou etiqueta.

 

8 comentários

Comentar post