Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Cuidados com gatos em dias de calor !

cuidados calor gato ofegante

 

O verão chegou e com ele os dias de calor intenso.

Se para nós humanos é complicado ligar com o calor intenso, para os nossos gatinhos não é diferente! Devemos conhecer e entender o seu comportamento e necessidades, por isso, é importante identificar se o nosso gatinho está se sente bem e confortável em casa.

Com o calor intenso podem ter dificuldades respiratórias e até sofre de insolação, conhecida tecnicamente por hipertemia.

Devemos ter especial atenção em conseguir:

 

Lugares frescos com sombra

 

Geralmente os gatos irão buscar lugares frescos para deitar e abrigar-se do sol em dias muito quentes. 
Tente libertar os lugares mais confortáveis para que ele possa ficar e se manter fresquinho.

 

Hidratação 

 

Assim como nós, humanos, os gatinhos também precisam e adoram beber água gelada e se refrescar constantemente nos dias de verão.
Uma óptima dica é colocar bolsas de gelo próximas aos lugares onde eles gostam de deitar, ventiladores e até mesmo toalhas húmidas com água fria. Cubos de gelo em tigelas de água são também uma óptima medida para cuidar dos nossos amigos peludos.

Aconselha-se a trocar a água do seu  gato várias vezes ao dia durante dias quentes.
Muitos felinos passam sede e não bebem água se ela estiver suja ou empoeirada,  provocando diversos problemas de saúde.
A água corrente de uma torneira ou fonte é a melhor opção!

 

Pelagem

 

Alguns gatos possuem pelagem muito densa e longa, neste caso é interessante considerar uma tosquia, para que não sofra tanto com o calor intenso.
Outra tácita que pode ser usada é colocar seu gato dentro de uma pia com um fundo de água e, após o susto inicial, passar as mãos húmidas no pelo dele. Assim, além de resfriar o corpo dele, você consegue dar uma limpa e remover os pelos soltos.

Mesmo que o felino tenha pelagem curta, principalmente nos dias quentes, uma dica muito boa é escová-lo diariamente para remover a pelagem morta. 

Atenção que nem todos os gatos gostam de ser escovados.

 

Avaliando a saúde

 

Atenção para a saúde e cuidados com gatos!
Se a sua casa chegar a ficar muito quente, o seu gato poderá demonstrar um comportamento ofegante, pois estará expelindo o calor de dentro de seu corpo e substituindo por um ar mais frio.

A temperatura dos felinos considerada normal, da mesma forma que com os cachorros é em torno de 38 a 39,2° C. Se a temperatura de seu gatinho estiver menos que 38 ou acima 39,2 graus certamente deve ser verificada por um profissional veterinário, pois sugere algum tipo de problema. No entanto é sempre bom medir a temperatura, pois eles são mais sensíveis que cães e podem ter uma elevação de temperatura simplesmente causada por stresse.
A única maneira exacta para saber se o gato está com febre é tomar sua temperatura com um termómetro rectal, ou um termómetro de ouvido, que é mais moderno.

 

Sintomas de possíveis problemas

 

O que o calor forte pode vir a causar à saúde do seu amiguinho felino? Quais são os sintomas?

Atenção! Gatos podem apresentar um quadro de hipertermia devido ao calor excessivo, podendo assim apresentar sintomas que incluem salivação excessiva, respiração ofegante, desidratação, mucosas congestionadas, arritmias cardíacas, dificuldade respiratória, constipação, vômitos ou diarreia hemorrágica, podendo também ter convulsões, que pode ser mais grave.

Veterinarian examining teeth of a cat while doing checkup at cli

 

Portanto, se em um dia de calor você estiver observando algum sintoma destes, é imprescindível levá-lo imediatamente para um veterinário. Para qualquer animal a suspeita de insolação é um quadro grave que merece cuidados urgentes com a terapia de fluídos, regulação da temperatura corporal tratando possíveis danos nos rins, observando se existe disfunção cardíaca ou outra disfunção orgânica. Nestes casos quando o tratamento inicia-se mais cedo, melhores são as chances de recuperação.

Quando estiver no caminho levando seu animal ao veterinário, mantenha-o com uma boa ventilação, utilizando uma toalha húmida com água fria para refrescá-lo.
Lembre-se que de forma alguma, nunca mergulhe um animal nestas condições em gelo ou água gelada.
Você pode sim, colocar alguns cubos de gelo sobre a cabeça dele enquanto estiver indo ao veterinário.

Portanto vimos que gatinhos precisam de cuidados especiais em dias de muito calor. A melhor coisa a se fazer é oferecer muita água fresca e limpa, certificando-se de que ele está bebendo durante todo o dia e também ficando em ambientes frios durante bastante tempo.

Este artigo foi  adaptado e retirado da internet!

 

6 comentários

Comentar post