Janeiro: o mês dos gatos
Diz-se que janeiro é o mês dos gatos!
Que é nesta altura que os gatos andam doidos, atrás das fêmeas, e desaparecem até mesmo, por alguns dias, nessa procura.
Ou que são abandonados os gatos que foram oferecidos como presente de Natal, e começam agora, passadas as festividades, a ser descartados.
Mas há quem diga que não. Que não é em janeiro, mas sim em fevereiro, quando começa a haver mais horas de luz, suficientes para que as gatas com o cio reproduzam.
Ainda assim, em dezembro andavam por lá dois machos a tentar engatar a mais nova residente do bairro.
Já em abril e maio, começam a aparecer as primeiras ninhadas e, como tal, poderiam ser também, ambos, considerados, o mês dos gatos.
No entanto, em Portugal, é em junho que se comemora o Dia de Abraçar o Gato e, em agosto, o Dia Internacional do Gato e o Dia do Gato Preto.
Já nos Estados Unidos, é em outubro que se celebra o Dia Nacional do Gato e, em novembro, o Dia Nacional do Gato Preto.
Para mim, todos os meses são meses dos gatos!
De os mimar, de os amar, de os proteger e acarinhar, de os abraçar, de os beijar, de lhes retribuir tudo o que nos dão, dia após dia.
De ajudar aqueles que mais precisam, e não têm a sorte de ter um lar e uma família.
Mas janeiro é janeiro!
E é o mês do aniversário das duas felinas lá de casa – uma a 14, a outra a 24.
Contra todas as probabilidades, são quatro anos, e quarenta e oito meses, de muito amor, brincadeira, alegrias, aventuras e momentos inesquecíveis ao lado das duas bichanas.
Que venham muitos mais, e que 2020 seja o ano em que cada um de nós, à nossa maneira, possa fazer algo pelos felinos, em cada um dos dias e meses que o compõem!
* Artigo escrito para a Miau Magazine de janeiro.