O chip nos gatos vai ser obrigatório
O Ministério da Agricultura tem um projeto de decreto-lei que vai exigir que todos os gatos passem a ter um chip de identificação até 2021.
Por acaso mandei por o chip nos meus em 2018, porque não queria levar os dois de férias e algum se perder. Tomei esta decisão, porque na altura, tinha dado nas noticias num pais qualquer, uns donos que tinham perdido a sua gata nas férias, e que a mesma tinha sido encontrada e através do chip, chegaram aos donos.
Sei que nas associações, já entregam os gatos chipados aos adoptantes. Até li numa associação comentários de adoptantes que achavam que o microchip nos gatos, os tornavam menos criaturas de Deus! Que disparate!
Cada microchip contém um código exclusivo de 15 dígitos com as informações de contacto do dono que é armazenado numa base de dados nacional. A leitura do chip revela os detalhes do gato e o nome, morada e informações de contacto do dono, permitindo localizar e recuperar rapidamente o animal.
È um procedimento simples, rápido, indolor para eles!
Imaginem por exemplo que querem dar um gato que está em vosso nome a outra pessoa, basta contactar a base de dados do microchip e preencher os formulários relevantes para assegurar que as informações do novo dono são associadas aos detalhes do microchip do animal.
Também julgo que seja uma medida contra o abandono, assim os donos têm mais responsabilidade.
Em suma , são mais os pontos positivos…