O mau feitio dos gatos
Becas e Amora, cada uma com as suas características e particularidades, mas desde sempre associadas a gata arisca e gata doce, respectivamente.
Mas isso tem muito que se lhe diga e, se uma gata arisca pode mostrar o seu lado meigo, também a gata mais doce pode mostrar o seu mau feitio, quando quer.
A Becas é aquela gata que não exige muito. Raramente pede. Se lhe dão, agradece. Se não, fica no seu canto. A Amora quer atenção e mimos a toda a hora, e faz questão de o mostrar.
Poder-se-ia supor que, devido ao seu problema, seria a Amora a precisar de estímulos para brincar. Mas não. A Amora arranja forma de brincar sozinha, salta, cai, levanta-se, experimenta. No outro dia, dei com ela em cima da tábua de engomar. Ninguém a tinha lá posto. Conseguiu subir sozinha!
A Becas precisa muito mais de ser estimulada porque, se não a desafiarmos, ela raramente brinca.
Na sexta-feira à noite, deitei-me no sofá da sala a ver TV. A Amora veio logo para o colo. Normalmente, ela costuma ficar na parte das partes dos joelhos para cima, e a Becas destes para baixo. A Becas não foi logo, e a Amora aproveitou-se. Uma meia hora depois, quando a Becas decidiu descer do sofá e ir para o meu colo, a Amora espreguiçou-se e esticou os braços a ocupar as pernas todas, para a Becas não se deitar.
A Becas acabou por deitar-se no sofá, e aproveitar o pedacinho de perna disponível para fazer de almofada.
A Becas não é esquisita e, se assim quiser, deita-se em qualquer lado que esteja disponível, seja no peito, ou quase nos pés.
No sábado à noite, a história repete-se, mas ao contrário. A Becas deitou-se no meu colo primeiro. A seguir vem a Amora. Pego nela e coloco-a na direcção da barriga. Não quis, e às tantas estava a rosnar à Becas. A Becas ainda se chegou um pouco para baixo, dando mais espaço à Amora, mas ela foi para o chão.
Ainda tentei duas ou três vezes, mas a Amora recusou-se a ficar no colo, e foi para cima da minha cama brincar e "prender o burro". Que mau feitio!