Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Clube de Gatos do Sapo

Este blog pertence a todos os gatos que andam aqui pela plataforma do Sapo, e que pretendem contar as suas aventuras do dia a dia, dar conselhos, partilhar experiências e conhecimentos, e dar-vos a conhecer o mundo dos felinos!

Porque é que os gatos nos lambem?

Resultado de imagem para gatos a lamber os donos

 

Hoje de manhã, tinha eu acabado de tomar banho e embrulhar-me na toalha, quando a Amora vai ter comigo à casa de banho. Pego nela ao colo, encosto-a a mim, e ela começa a lamber-me toda! Ou seja, tomei banho duas vezes 

 

E pensei: "Será que é o sabor que fica na pele, do gel do banho? Ou talvez ainda tivesse molhada, e ela queria lamber a água. Ou talvez quisesse desejar-me dessa forma um feliz aniversário, e as lambidelas fossem o seu presente!"
 
 
Fui então pesquisar mais sobre o assunto, e descobri que podem ser vários os motivos para os gatos lamberem os seus donos:
 

1 - Fortalecer laços

É o que as mães costumam fazer com as suas crias, desde que são pequeninos estando as lambidelas, associadas a proteção e carinho. Ao lamber os donos,o gato está a enviar o mesmo tipo de sinais de aceitação e amor.

 

2 - Gosto pelo odor e saber dos donos

Os gatos adoram comidas salgadas e são “gulosos”, assim é natural que sejam atraídos pelo suor do dono, pelas loções e sabonetes. Por isso gostam de lamber os donos quando estes saem do banho, ou acabaram de fazer exercício físico.

 

3 - Declaração de amor

Na maioria das vezes, os gatos lambem os seus donos para demonstrar como eles se sentem protegidos e confortáveis na sua presença. As lambidelas são a forma de eles dizerem que amam os donos e os querem lavadinhos, tal como as suas mães fizeram consigo, quendo eram bebés.

 

4 - Marcar Território

Fazer xixi em certos lugares não é a única forma de os gatos marcarem território. As lambidelas também servem para o mesmo efeito, já que a saliva dos gatos também possui odor. Foi assim que eles aprenderam com a mãe, que os lambia quando eram pequenos, para deixar o odor dela nos seus filhotes. É uma forma de dizer "tu és meu/minha".

 

5 - Demostração de stress

Os gatos que lambem os seus donos e outros objetos da casa, podem estar em stress.

Em casos extremos de ansiedade, os gatos lambem os seus donos para se confortarem e acalmarem do stress que sentem. Eles também podem lamber, com frequência tecidos e plásticos.

Gatos que foram tirados da mãe muito cedo tendem a lamber e chupar os dedos dos seus donos, quando filhotes, para se acalmarem.

Em diversos casos, esse comportamento continua quando o gato é adulto.

 


 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.