Questão de uma seguidora do Clube
"Bom Dia,
Eu queria saber se me podem ajudar, eu tenho 5 gatos e eles sempre se deram bem, mas ultimamente o meu único gato macho começou a atacar uma das gatas mais pequenas, e eu não consigo perceber porque. O pior é que a gata agora anda sempre muito assustada e tem medo de andar pela casa. Porque ele anda sempre atrás dela para a atacar. Eu já não sei o que fazer. Podem ajudar-me?
Obrigada"
O ideal é expôr a situação ao médico veterinário, para saber a opinião de um profissional.
A gata está esterilizada? O gato está castrado?
Terá a gata feito alguma coisa que levasse o gato a atacar?
Foi só essa mudança de comportamento que notou no gato?
O gato ataca mesmo com intenção de magoar, ou apenas não sabe brincar?
Só tenho duas gatas criadas, desde pequenas, juntas. Ainda assim, se na maior parte do tempo dão-se bem, trocam mimos, dormem juntas e brincam pela casa, há momentos em que uma delas ataca a outra, e temos que lá ir separar as duas, para não haver mortos e feridos.
No caso delas, pensamos que a explicação é esta: por um lado, a Becas, que ataca, foi tirada da mãe cedo demais (foi-nos dada com pouco mais de um mês) e não aprendeu a usar os dentes, nem os limites, que era algo que a sua mae lhe iria ensinar e, por isso, mesmo que a intenção seja brincar, ou responder à provocação da amiga, não mede a força, nem sabe parar. Por outro lado, a Amora, que sofre o ataque, é mias vulnerável e, ao desequilibrar-se, fica com a barriga exposta e já não consegue levantar-se nem defender-se até porque, devido a um problema que tem, nem sequer tem dentes para ripostar.