Ração - hipermercados versus lojas de animais
À semelhança do que acontece com os produtos que compramos para nós próprios, e que podem ter maior ou menor qualidade, consoante as marcas, a forma como são preparados, embalados, confeccionados, ou os ingredientes que os constituem, também no caso da alimentação dos animais acontece o mesmo.
O ideal, e que os veterinários recomendam, é apostar numa boa ração, com maior cuidado durante o primeiro ano de vida, que é a fase em que os mesmos se estão a desenvolver, a crescer, a formar-se, e a adquirir resistências para a vida.
A aposta no leite materno até aos 2 meses de idade, quando isso seja possível, é sempre uma mais valia para garantir que ele adquire defesas e todos os nutrientes que precisa nesta primeira fase.
Se não é possível, e temos que substituir o leite materno, ou quando chega a fase do desmame, as coisas complicam-se.
Hipermercados:
Nos hipermercados, nem sempre se encontra alimentação apropriada para gatos bebés e jovens. É mais difícil encontrar à venda leite de substituição. E alimentação húmida específica, caso seja necessário, por algum motivo em particular.
Á Tica, quando veio para a nossa casa, começámos por lhe dar Whiskas. Depois, mudámos para Friskies (seca), que era a única ração que ela comia.
Com a Amora e a Becas, a veterinária desaconselhou-nos comprar ração nos hipermercados, a não ser, se não houvesse outra hipótese, da marca Purina One, que é razoável, por comparação com as restantes marcas.
E isto porquê? Porque apesar do que vem escrito na embalagem, não se sabe ao certo que método é utilizado para elaborar aquela ração, nem o que utilizam para a fazer.
E pelo que tenho procurado em diferentes hipermercados, a maior parte da ração que há é para gatos adultos. Existe alguma variedade de sabores, mas pouca no que respeita a condições específicas - esterilizados, prevenção de infecções urinárias, gastrointestinais e outras.
Existem muitas marcas diferentes, muitas consideradas "marcas brancas", outras consideradas verdadeiros venenos, apesar de toda a fama e publicidade, como é o caso da Whiskas, que tem levado muitos donos a queixarem-se (eu nunca tive problemas).
A grande vantagem é que se podem comprar grandes quantidades por um preço em conta, principalmente se a alimentação estiver com promoções.
Lojas de Animais:
Nas lojas próprias para animais, existe alimentação mais especificada para eles, e será mais fácil encontramos aquilo que pretendemos.
No entanto, quase tudo o que é bom e faz bem, sai caro!
A marca recomendada maioritariamente, e usada pelos veterinários (pelo menos aqui no hospital), é a Royal Canin. Que não é para todas as bolsas!
Mas, se optarmos por outras marcas menos conhecidas, e que são razoáveis no que respeita a nutrientes e composição, até se pode conseguir comprar alimentação mais barata que nos próprios hipermercados.
E por aí, que ração costumam usar? Já tiveram más experiências com alguma alimentação específica?
Qual a marca que recomendariam, ou que os vossos animais se dão melhor?
Partilhem connosco as vossas experiências, boas e más!